Você já ouviu falar da maquiagem artística? Há pouco tempo, esse segmento era restrito para profissionais de algumas áreas pontuais, como o teatro e o cinema. Porém, nos últimos anos, esse estilo de maquiagem começou a se expandir e alcançar outros mercados.
Ao longo desse artigo, vamos falar um pouquinho sobre o que é a maquiagem artística, as diferenças da maquiagem social e o mercado na qual ela está inserida. Dessa forma, você entende melhor o conceito e pode começar a praticar se quiser!
Vamos começar.
O que é a maquiagem artística?
Quando pensamos em maquiagem, é muito comum lembrar de olhos esfumados, peles contornadas e com efeito glow, delineado gatinho, enfim. São as técnicas com as quais estamos mais acostumadas e que enquadram o que chamamos de maquiagem social.
Esse é o embelezamento feito por profissionais para festas, casamentos e diversos tipos de eventos.
Por outro lado, temos também maquiagens conceituais. Nesse caso, vemos grandes tendências do mundo da beleza em passarelas e editoriais de moda. Embora não sejam técnicas “perfeitinhas”, como no caso da maquiagem social, ela ainda é diferente do ramo artístico.
Um exemplo de maquiagem conceitual é o delineado gráfico, destaque em 2020.
Agora, finalmente, vamos falar sobre a maquiagem artística. Enquanto o social e conceitual ainda se enquadra em conceitos de beleza e técnicas padrão, a maquiagem artística dispensa qualquer tipo de regra. Ela é conhecida pela criatividade para criar ou recriar personagens, transformar completamente o rosto e corpo de uma pessoa e estimular o criativo ao extremo.
Como mencionamos acima, esse tipo de maquiagem costumava ser restrito à um único mercado: o do teatro, cinema ou televisão.
A maquiagem artística no mercado
A caracterização de personagens é, até hoje, o maior segmento da maquiagem artística, embora não seja mais o único. Grandes maquiadores foram responsáveis por algumas das criações mais memoráveis do teatro, cinema ou TV. Como exemplo, podemos citar personagens fantásticos, como da saga Harry Potter, A Forma D’Água, O Mágico de Oz e muito mais.
O mesmo acontece com personagens do teatro ou de seriados da televisão. Nesse caso, a maquiagem artística entende a essência de um personagem e alia a criatividade com suas características físicas. Logo, é criado um personagem inovador!
Recentemente, a maquiagem artística começou a invadir outro mercado gigantesco da beleza: as redes sociais.
Maquiagem artística nas redes sociais
Para que você tenha uma dimensão de como a maquiagem artística consegue captar o interesse do público, podemos citar os participantes de Glow Up, um reality show de maquiagem da BBC. Disponível na Netflix
O vencedor, Elis Atlantis, costuma postar fotos de suas criações, que seguem o universo das drag queens e do embelezamento. Até o momento de publicação do artigo, Elis tinha 383 mil seguidores em sua página no Instagram (@ellis_atlantis).
Enquanto isso, a participante Tiffany Hunt é conhecida pela maquiagem artística. Em sua página (@illumin_arty), ela se transforma em personagens como a Vampira, Harley Quinn, princesa Fiona, o Grinch, e muito mais. Com 464 mil seguidores, ela se tornou a participante mais popular no Instagram.
Esse é apenas um exemplo de como a maquiagem artística conquistou seu espaço nas redes sociais. A cada dia, vemos novos artistas investindo nessa técnica para monetizar o seu conteúdo. E, como você provavelmente já sabe, não há como negar que o Instagram é um dos mercados em ascensão para os profissionais.
Quais são os produtos utilizados para maquiagem artística?
Uma das principais dúvidas de quem quer se aperfeiçoar nesse nicho é se os mesmos produtos da maquiagem social podem ser utilizados para criações artísticas. Embora a resposta seja sim, ao começar a estudar você verá que existem alguns produtos específicos que podem fazer a diferença no resultado final.
Isso porque a transformação completa é uma das características da maquiagem artística. Logo, produtos como os corretivos comuns, BB Cream ou até mesmo bases de baixa cobertura podem não ser o suficiente para isso.
Alguns exemplos de produtos muito utilizados pelos profissionais são:
- Pancake;
- Pastas coloridas;
- Próteses de diversos materiais;
- Cola para as sobrancelhas;
- Pó solto de diferentes cores;
- Tintas faciais e mais.
Embora esses produtos possam aprimorar o resultado, lembre-se sempre de que não existem regras. Logo, é possível brincar com a criatividade para que você consiga fazer as transformações que tanto deseja!
Ah e certamente não podemos deixar de mencionar que para ter um bom resultado com qualquer maquiagem é preciso cuidar da sua pele. Então vejas nossas dicas de cuidados com a pele antes e pós maquiagem.
E aí, o que você achou desse artigo sobre a maquiagem artística? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo! Não se esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.
source https://makevida.com/maquiagem-artistica/
Comentários
Postar um comentário