A maquiagem infantil é um grande mistério na mente de pais e até mesmo de maquiadoras. Afinal, eu deveria maquiar minha filha para eventos como casamentos e formaturas? Bem, a resposta é sim! Mas não da forma como você imagina.
Quando pensamos em maquiagens para grandes eventos, logo imaginamos o combo completo: primer, base, corretivo, pó, blush, contorno, olhos elaborados e até mesmo cílios postiços! Porém, no caso das crianças, o minimalismo é a solução ideal.
Além do embelezamento, a maquiagem infantil tem também outra função: a diversão e confiança da criança! Por ver as mamães usando maquiagem, é comum que as meninas também queiram se aventurar por esse mundo. Com as cores, elas podem também começar a construir sua autoconfiança e autoestima.
Então, desde que você saiba como manter a maquiagem ideal para a criança, sem exageros, não há problema algum em utilizar os produtos para ocasiões especiais. Ao longo desse artigo, você verá as melhores dicas para isso. Vamos começar?
Esqueça a base!
É difícil imaginar uma maquiagem sem base, não é mesmo? Porém, no caso das crianças, a base pode atrapalhar mais do que ajudar. Isso porque elas provavelmente vão correr e se divertir muito com as amigas após as cerimônias. Logo, a base pode derreter e ter um resultado feio e desconfortável.
Além disso, vale lembrar que normalmente utilizamos a base para esconder e suavizar imperfeiçoes. Mas a pele das crianças costuma ser mais lisa que a de adultos, com menos manchas e relevos. Portanto, esse tipo de produto não é necessário na maquiagem infantil.
Se você quiser, é possível utilizar um pó compacto com cor apenas para uniformizar o tom da pele. Porém, lembre-se de que isso não é necessário!
Mantenha os olhos simples, sem acúmulo de produtos
A regra número um da maquiagem infantil é tomar cuidado com a quantidade de produto. Ao aplicar sombras, evite deixar o acúmulo de pó ou até mesmo esfarelados na região dos olhos. Com a energia das crianças, o produto pode acabar entrando nos olhos, causando alergias e irritações.
Em vez disso, você pode até mesmo usar uma sombra cremosa ou pigmento mais fino. Além de evitar essas irritações, você consegue um resultado mais suave e sem muitos exageros.
Um esfumado simples já é o suficiente para garantir um ótimo resultado na sua maquiagem. A seguir, vamos falar sobre as cores ideais para a maquiagem.
Tome muito cuidado com a máscara de cílios
Com certeza, sua filha vai querer usar a máscara de cílios! Mas, como você provavelmente já sabe, esse produto irrita muito os olhos quando aplicamos de forma indevida.
Para as crianças, busque um pincel que seja mais fino e que não pegue tanto produto na embalagem. Pinceis em formato de bolinha podem ajudar a aplicar sem que a máscara entre nos olhos.
Uma camada já é o suficiente!
Use blush com pigmentação leve
Assim como as sombras, é importante evitar blushes muito pigmentados. A bochecha das crianças já costuma ter uma coloração mais intensa que a de adultos, então o produto pode deixar um resultado sem harmonia quando utilizado sem parcimônia.
Procure cores como o rosa bebê e pêssego, dependendo do tom de pele da sua filha. Para aplicar, utilize um pincel menor do que você normalmente usaria em você. Pode ser um pincel de esfumar grande ou o de iluminador!
Troque o iluminador por glitter fino
Outra dica muito bacana para a maquiagem infantil é trocar o iluminador tradicional por um glitter fininho. Essa técnica confere um aspecto mais de criança, mágico e fantasioso para a make!
Porém, evite aquele tipo de glitter de papelaria, com flocos muito grossos que podem deixar a pele com aspecto feio. Pelo contrário, o ideal é utilizar glitters para os olhos, com o pó bem fininho para um resultado discreto.
Escolha o glitter prata ou dourado, de acordo com o tom de pele da criança. Evite versões holográficas ou coloridas que podem tirar a harmonia da maquiagem.
Opte por cores pastéis
Agora, vamos falar sobre cores. Quando pensamos em maquiagem para nós mesmas, logo imaginamos os batons rosa-choque, roxo e principalmente vermelho. Sombras marrons e pretas são as mais desejadas pelas clientes e o blush geralmente fica entre o rosa e o pêssego, mas com muito mais pigmentação.
No caso das crianças, tudo isso pode ser muito exagerado. Nesse caso, o ideal é investir em cores pastéis, as conhecidas como “candy colors”. Lilás, verde, roxo, rosa bebê e azul turquesa são alguns exemplos de cores que podem combinar com essas ocasiões especiais sem deixar a maquiagem muito “adulta”.
Como as cores pastéis estão super em alta no mundo da maquiagem, não será difícil encontrar paletas neste tom!
Invista no lip tint
Por último, que tal trocar o batom por um lip tint? Além de ser mais leve e confortável, eles são fáceis de serem reaplicados e não dão muita cobertura na boca da criança.
Um bom lip tint seca com muita facilidade. Isso significa que ele tem menos chances de borrar quando a criança começar a brincar nas festas. Além disso, eles são fáceis de levar na bolsa e costumam ter um cheirinho que agrada às crianças!
Além disso, existem diversas cores dentre as quais você pode escolher. Então, basta separar os seus favoritos e começar a criar a sua maquiagem!
Como você pode ver, esse tipo de make para crianças não tem muitos segredos. Na verdade, tudo o que você precisa é se lembrar de que o minimalismo é a opção ideal, já que elas não precisam de muitos produtos para alcançar um resultado belo e divertido.
Por outro lado, não se esqueça de aproveitar esse momento da maquiagem como uma hora divertida para mãe e filha. Fale sobre os produtos, deixe que ela aplique o batom, por exemplo, e, acima de tudo: divirta-se!
Caso você ainda tenha dúvidas sobre a maquiagem infantil, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!
source https://makevida.com/maquiagem-infantil/
Comentários
Postar um comentário